terça-feira, 10 de julho de 2007

Provações...

“Vivemos em uma sociedade competitiva, onde vencem os mais capacitados, sobrevivem os mais fortes, aparecem os mais belos, se confortam os mais ricos, e blá-blá-blá...”. Esse é o discurso atual de um mundo capitalista, baseado numa redoma de soberba e arrogância, além de fazer uma distribuição errônea, não apenas do dinheiro, mas também de direitos, obrigações e até mesmo condições dignas de se viver.
O mais interessante é saber que todos os humanos, independente de cor, sexo, classe social ou religião, surgiram do mesmo ponto inicial, e hoje todo mundo faz questão de renegar esse marco.Isso gera uma situação onde ninguém quer mais se misturar, e ninguém precisa resolver os problemas humanitários, por que afinal de contas, “não é da conta de ninguém” ou “o problema é seu”, enfim, esse festival de muralhas que cercam as vidas e vedam o olhos de quem se acha melhor que os outros. Resultado final é uma estagnação social, onde você nasce rico e normalmente morrerá rico, ou você nasce pobre e fatalmente morrerá pobre.
Remédio pra isso? Sinceramente, não conheço. Pelo menos até a mentalidade mudar de forma uniforme, o que é muito improvável. Bom, mas se você, assim como eu, não for rico, então lamento informar que estamos fadados a estudar até o fim de nossas vidas, e depois de termos adquirido muito conhecimento, vamos simplesmente vencer na vida, correto? Mais uma vez, não é bem por aí. E o que impede isso de concretizar-se são as malditas provas de concursos e vestibulares.
Problema crônico de nosso país, afinal, aqui além, de não haver médicos nos hospitais, policiais nas ruas, também sofremos com a falta de vagas nas universidades e no funcionalismo público. Daí é só estudar e passar, correto? Não! Como um bloco de papel com algumas questões grotescas pode querer medir tudo o que você sabe? Como ele pode julgar se você está apto a ser feliz ou não? Como ele vai ser compreensivo se você acordar com um mal-estar no dia do teste? Respostas fatídicas e cruéis.
“E assim caminha a humanidade”... Sendo testada e reprimida. Infelizmente ninguém faz nada pra mudar essa cena e continua jogando o destino nas mãos de um bloco de papel.

p.s. Essa postagem é pra todos que esbarramos nas barreiras impostas pelo mundo atual, no caso mais explícito, o acesso ao ensino superior gratuito por intermédio do vestibular.