domingo, 17 de maio de 2009

Reunião de Departamento - 12/05/2009

Meus queridos amigos de curso, volto aqui para fazer um breve relato sobre a nossa última reunião de Departamento... reunião... reuneão... Pôxa, fiquei confuso agora, tal como a nossa ata que iniciou mais essa cômica reunião, trocando REUNI por REUNE. Bom, mas isso é o de menos, pois no lugar em que todos aqueles professores se REUNEM a ata é apenas uma figurante.
Bom, para iniciar, redundantemente, tenho que dizer que a reunião atrasou. Era 15h25 e só tinham chegado os professores Haguette e Jakson, enquanto todos os outros chegaram num bloco só. Ê tradição! E o mais engraçado foi o momento “marketing”, quando todos se sentaram, antes mesmo de dar início às pautas, houve uma série de propagandas. Primeiro, o professor César Barreira falou um pouco sobre a sua chapa na eleição para a ADUFC e, em seguida, a Professora Maria Luísa falou sobre o Crítica Radical.
Enquanto falava, o professor César apontou alguns projetos de sua gestão, como a criação de um cineclub(e)[?] e de promover alguma forma de socialização do conhecimento gerado pelos professores. Mas quando fora questionado sobre a posição social da ADUFC, como um sindicato, ou seja, a função que ela pode ter para a sociedade, o professor deixou a desejar, tendo em vista não ser um ponto tão importante assim, no que toca a propostas para professores universitários. Conclui-se que também as propostas demonstram um “desposicionamento” dessa ala da universidade, em temas como cotas ou o próprio REUNI. Estranho, mas acontece.
Já na fala de Maria Luísa, houve um certo receio, por motivos que só os olhos dos presentes conseguiriam descrever. Desculpem, mas dá muita vontade de rir, enquanto digito isso. A professora deixou claro o apoio da Unifor no projeto, inclusive cedendo o local para os eventos do grupo. Porém, Haguette, no auge de sua experiência, alerta a professora: “Cuidado, a Unifor pode querer cooptar vocês”.
Em seguida, houve a apresentação da nova gestão do Departamento, que já vai dar início a brilhante e inexplicavelmente tardia idéia de se criar um site para o nosso curso, com o auxílio do professor Jakson Aquino. O Professor Cristian e o Professor Fleming sugeriram que os professores mandassem os programas das disciplinas que eles deram, para então os alunos poderem entender que autores e que textos eles vão ver em cada disciplina, para então, quem sabe, diminuir o arrependimento após a matrícula. Considero uma ótima idéia, sobretudo por que foi deixado claro a autonomia do professor em alterar o programa, respeitando a ementa (claro!). Porém, na hora de falar sobre a necessidade dos professores em enviar essas informações, o som foi de “cri-cri-cri-cri”... ou “Se for para todos os professores fazerem, não conte com isso”. Mas fica a expectativa de haver esse compartilhamento dos programas, até para evitar que os textos se repitam em cadeiras simultâneas... Logo, também é válido como uma forma de planejamento de aulas, pois como diria a professora Sulamita “aqui é tudo espedaçado” ou Haguette “Foi do tempo em que a coesão era maior”.
Depois disso, só pontos foram pontuados e REUNIdos na pauta. Falou-se da abertura do edital para o cargo de professor de Antropologia e também sobre a aquisição de novos equipamentos para o Departamento, como mesa de som para o auditório e ar-condicionado para a sala 08. Imaginem vocês se a Professora Simone Simões descobre que eles querem colocar ar-condicionado na sala 08, acho que ela iria enlouquecer ou dizer que “em 36 anos de magistério nunca viu algo tão atrevido”. Também houveram defesas de deixar um datashow e um computador em cada sala... pausa... respira... pausa... respira... UM POR SALA. Tudo bem, na Ècole de Lyon, quem sabe. E também sugeriram trancar as salas, até que alguém (inominável) falou: “E onde as pessoas farão sexo?”. Taí. (pausa... respira... pausa..)
Depois disso, me retirei da sala para evoluir a fase oral, apontada por Freud, fumando um pouco nos corredores, até achar melhor cuidar de assuntos internacionais, ou seja, não voltei à reunião, mas no decorrer do dia peguei as outras pautas que foram apresentadas.
Falaram sobre a licença sabática da Professora Irlys Barreira, que será de 15/08/2009 até 14/01/2009. Também falaram, a exemplo da reunião anterior, que marcarão uma data para a discussão do novo projeto pedagógico do Professor Uribam. Um dia, sem data. Vai chegar. Inclusive, com uma dessas discussões abertas aos alunos. Interessante, mesmo sem saber quando.
Também foi falado sobre o projeto da Professora Linda Gondim e sobre o nosso Departamento de Ciências Sociais da UFC que irá sediar o Encontro de Ciências Sociais e o Encontro de Professores de Sociologia, que ocorrerão em novembro do ano corrente. Olha só, o nosso Departamento vai se movimentar no fim do ano e é importante a mobilização dos alunos para contribuir e compreender os eventos como algo nosso.
Bom, meus queridos, por ora é isso mesmo.
Ah! Antes de encerrar, queria parabenizar os alunos do curso, que estavam presentes na reunião, pois, de início, pareciam estar em maior quantidade que os próprios professores. Falo isso, pois é importante haver essa representação indo além da REPRESENTAÇÃO DISCENTE OFICIAL. Até por que os alunos podem decidir e pensar coisas que professor nenhum conseguiria. Enfim, fiquei feliz em ver aquele monte de aluno ali naquela sala, valeu à pena pôr medo neles. Hehehehe... inclusive vimos a preocupação de alguns professores dizendo assim: “O que vocês estão tramando aí”. Aí eu respondi: “Nada, mas temos um refém”, me referindo ao professor Jackson que estava ao nosso lado. Engraçado, mas após essa fala o Professor saiu de perto da gente e pôs-se ao lado dos outros professores... Hehehehehe
Viva!
Um abraço a todos que pacientemente leram isso.
Boa noite a todos, agora vou dormir para ficar sóbrio para logo mais. Desnecessário? Talvez. Fazer o que então.