quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

CPMF...

Nessa semana, foi vetada a prorrogação da CPMF (Contribuição que Puta-Merda é Foda), a primeira contribuição obrigatória do mundo. Mas deixando esses detalhes que usurpavam 0,38% de qualquer movimentação bancária de lado, o que mais me chamou a atenção foi o talento “político” de nossos representantes.
De um lado estava o Presidente Lula, o legítimo caudilho populesco ou populista caudilhesco, vai depender muito da ocasião, se quando ele discursa sobre a importância dos 40 bilhões de reais que seriam destinados ao Bolsa Família e à saúde ou quando ele está reunido com seus amigos banqueiros. Lula chegou ao ponto de ir ao morro no Rio de Janeiro e acusar as elites de quererem tomar o que é do povo. Ora Presidente, se é para ser justo com o povo, comece dando os 10 milhões de empregos que prometera nas eleições de 2002.
Do outro lado estava a insana oposição, liderada pela corja do PSDB e DEM, ela pregava que o imposto seria abusivo e não estava bem aplicado. Ei! Será que eles pensam que ninguém está vendo? Todo mundo sabe que o imposto foi criado no governo neoliberal do binômio das falcatruas Collor-FHC. E todos sabem que o grande interesse da oposição era acabar com os programas pop-assistencialistas do Governo, que além de apaziguar a fome e os números, geravam votos imprescindíveis à base governamental.
No meio disso tudo, o povo assistiu o caso de camarote, inertes, como sempre. Parabéns ao povo brasileiro, o maior merecedor de toda essa corrupção. Quem sabe na Copa do Mundo você sorria, não é? O povo também esqueceu de congratular a um dos poucos dignos deste país, Oscar Niemayer, que completa 100 anos hoje. Parabéns para ele que nunca se omitiu ao chamado do Brasil, e como ele mesmo disse: “A vida é um sopro”, e eu acho que o povo é uma brisa.