quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reunião de Departamento – 05/10/2010 – 15h30 – Sala 02 das Ciências Sociais/UFC

E aí, pessoal, lá vou eu aqui no meio da noite pra fazer mais uma relatoria. O mais complicado é que muita coisa daqui, se repete na reunião da coordenação, mas pra evitar a “burrice” minha, não vou escrever novamente, claro! Isso é o mais complicado, agora o mais gozado é que fui delegado como relator oficial da reunião, já que a secretária (que saiu aplaudida da reunião anterior e outro dia eu conto os motivos) não pôde fazer a relatoria... rsrsrsrsrs... quando virem a relatoria vão perceber que estou mais pra delator, que pra relator.
A primeira pauta da reunião foi sobre a solicitação do CH para a indicação de membros do Departamento de Ciências Sociais para compor a comissão de organização da VIII Semana de Humanidades. A proposta é de que haja dois professores e dois alunos (sendo um da pós-graduação e um da graduação). Os professores que se voluntariaram foram a Geísa Mattos e Danielle Nylin. Já os alunos, estou aguardando voluntários, ok? Portanto, se alguém se interessar, por gentileza, me procure para eu efetuar a indicação à chefia.
A segunda pauta tratou de pensar num calendário para os concursos para novos professores e na formação das bancas examinadoras. Serão dois concursos: um para Antropologia e outro para Ciência Política. Na Antropologia, a banca será composta (ou assim ficou apontada) por: Simone Simões (Presidente da banca), Lina – foi isso que entendi - (Professora Visitante) e Alexandre Flemming; Ismael Pordeus (Suplente), Jânia (Secretária) e Isabelle (Segunda suplente), ainda não há suplente visitante. Na Ciência Política: Jadawt (Presidente da banca), Ernane Rodrigues de Carvalho Neto (Professor visitante da UFPE) e Valmir Lopes; Uribam Xavier (Secretário), Horácio Frota (Suplente visitante) e Rejane Vasconcelos (Suplente)
As datas para o concurso de Ciência Política serão entre os dias 06 e 10 de dezembro. Já em Antropologia, talvez no final de novembro. O grande lance dessa pauta foi exposto pelo Professor Estevão, que disse ser necessário fazer esses concursos ainda nesse ano e já tentar nomear os aprovados em 2010 também, pois não se sabe como vai ser o próximo Governo. Acrescentou que independente do que seja, é um risco. Um terrorismo válido! Valeu, Estevão!
A terceira e a quarta pautas foram para aprovar dois projetos de pesquisa. O primeiro, do Professor Cléber, trata das “Curas indígenas no Ceará” o segundo é “A Equipe interinstitucional de abordagem de rua: quem são os educadores de rua?” do Professor Domingos Abreu. Enfim, duas pautas que são importantes para todo o Departamento e que nem precisa o Chefe de Departamento olhar se alguém não permaneceu como estava para aprovar.
A quinta pauta já foi bem disposta na relatoria da reunião da coordenação, que trata sobre a oferta para 2011.1. Todavia, existem alguns itens a se acrescentar. O primeiro deles é a idéia de que as disciplinas de Prática de Pesquisa devem ser dadas por quatro professores, ao invés de dois. Seria assim: a turma de cinqüenta alunos, seria dividida em duas turmas de vinte e cinco, sob os cuidados de uma dupla de professores para cada uma delas. Entenderam? Essa tendência será bem provável de ser executada já para o próximo semestre e avalio como positiva.
Agora, nesse ponto alguns problemas foram trazidos e que merecem ser colocados aqui. O primeiro é a quantidade professores que estarão se afastando, por algum tempo, em breve. Por exemplo: Rejane Vasconcelos, Peregrina Capelo, Léa Carvalho, Neyara, Auxiliadora, Linda Gondim, etc. Todos esses devem se afastar por tempo e motivos diferentes, uns por licença, outros para pós-doutorado, enfim... Vai ser complicado.
Outro problema sério é a questão dos contratos dos professores substitutos que, segundo o Chefe de Departamento Cristian Paiva, dificilmente serão renovados. A grande dificuldade é que o Departamento de Ciências Sociais oferta 14 disciplinas de “Introdução à Sociologia” para diversos cursos da UFC. Essas cadeiras eram dadas, via de regra, pelos substitutos. E agora, José? Os professor efetivos irão fazer rodízio para atender a essas demandas? Ou será preciso repensar a solicitação para abertura de concursos, de forma que se voltem um pouco mais a essa demanda, ao invés de buscar a equidade para abertura de vagas nas áreas? Enfim, um detalhe embaraçoso é que essas disciplinas são ofertadas nos horários que os departamentos solicitantes escolhem e em seus locais de origem, o que complica mais ainda o quadro. Ficou de se pensar isso em outra ocasião, pois o horário já estava demasiadamente estendido.
Por incrível que pareça, agora vieram os informes (rsrsrsrsrs). A Chefia pronunciou-se justificando sobre o atraso nas obras do Auditório Luiz de Gonzaga. Acreditem, a situação é bem mais complicada do que se pensa. O andamento das obras anda bem, já estão terminando o piso, as paredes, o teto, os equipamentos de som e de recursos audiovisuais, etc. Então, qual o problema? As cadeiras! As malditas cadeiras! O Professor Cristian disse que o processo de compras das cadeiras já estava até arquivado. A questão é que abriram três licitações para a compra dessas benditas, mas nenhuma empresa ofereceu algo da forma como o projeto solicitou, ou seja, com o padrão de qualidade desejado.
Isso é bastante complicado, pois o Departamento tem o interesse em receber dois eventos internacionais já para o mês de novembro (um da Professora Isabelle Braz e outro do LEV, com apoio da CLACSO e de um monte de gente de know-how) e a situação anda bastante complicada. Obviamente, e deixo isso bem claro, que isso não depende de uma maior atuação ou empenho por parte do Cristian, mas faz parte de uma burocracia lazarenta e desorganizada por parte de membros da Administração da UFC. Inclusive, eles ficaram de vir dar justificativas aos membros do Departamento nessa reunião e sequer apareceram: descaso! Então, ficou pensando em mobilizar a todos para tentar pressionar a reitoria, inclusive, se necessário, a pressão dos estudantes.
Outro informe da Chefia foi sobre a mudança para o novo prédio. A situação também está bastante empalhada. Não há garantias financeiras, pois sequer houve um projeto firmado com o arquiteto indicado pela UFC. Portanto, será algo bastante demorado, o que causa certo dissabor em todo esse processo, pois nós permanecemos num prédio debilitado, enquanto a maioria dos cursos do CH estão se reestruturando.
Vendo esse cenário, o Professor Jadawt até tentou sensibilizar os colegas para fazer greve! Porém, após essa efervescência, ficou combinado que deveria haver uma remobilização da comissão que havia, não sei por que cargas d’água, sido dissolvida para tentar dialogar com o Rei-tor e obter garantias “reais” de que isso não passa do velho “truque da galinha morta”.
Também ficou estipulado que a partir do dia 14 de outubro só terão acesso ao estacionamento do Departamento aqueles que tiverem os adesivos novos em seus automóveis, inclusive fuscas, distribuídos para professores e demais funcionários do prédio (Correios, Farmácia, etc.). Bem... é... que bom.
Também se falou sobre o rato que roeu a fibra ótica do Departamento, o que nos deixou sem internet por alguns dias, mas que os cabos já foram trocados. O problema é que os ratos não foram capturados. Pensei em sugerir uma CPI, mas fiquei na minha (não sei o motivo).
Seguindo os informes, o Professor Jakson anunciou que houve uma proposta por parte da SEDUC para que ele organizasse alguns dados sobre educação. Esse trabalho seria realizado por três meses (outubro, novembro e dezembro). Jakson receberia uma Bolsa de Extensão Tecnológica, no valor de R$4.500 por mês. O Departamento aprovou o projeto, mas o Professor ficou de verificar se haveria alguma cláusula que impedisse o exercício dessa atividade, pois o mesmo é DE (Dedicação Exclusiva) da UFC (Universidade... Ah, vá!).
Por fim, foi falado pela estudante Suellen, que nos dias 09, 10, 11 e 12 de novembro acontecerá o I Encontro de Ciência Política do Estado do Ceará. Este evento será organizado pelos próprios alunos, pelo que vi a Suellen e o Glayton dentre eles, e contará com o apoio do Professor Uribam Xaviar. Suellen comentou sobre a possibilidade de participação do que ela chamou de professores renomados nacionalmente. Ok!
Eu falei “por fim”? Não, agora sim, por fim, o representante discente Raoni Marques trouxe algumas das dificuldades dos estudantes para a reunião. A primeira delas é a questão dos banheiros estarem fechados em algum momento, o que, segundo Raoni, causa certo constrangimento para os alunos. Cristian afirma que os banheiros devem estar fechados, quando não estiver havendo aula, pois houve alguns problemas com vandalismos, como roubo de torneiras e até artes quase que escatológicas. Ou seja, por questões de segurança, o portão lateral tem que estar fechado e o banheiro só será aberto em horário de aula. Raoni também tentou falar sobre o bebedouro que há dias não funciona, mas a reunião foi implodida pelo cansaço e isso acabou ficando para ser conversado pessoalmente com o Chefe de Deparmento em outra ocasião.
Bom, é isso. Agora, o que vai ser implodido será essa relatoria... sem mais reflexões... aguardando o contato de quem desejar se pronunciar.
Grande abraço a tod@s! E sinto-me satisfeito pelo dever cumprido, na medida do possível. À disposição!