quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reunião da Coordenação – 05/10/2010 – 14h – Sala 02 das Ciências Sociais/UFC

Bem, começou falando-se sobre a oferta de disciplinas para 2011.1. De todas as disciplinas obrigatórias, apenas Prática de Pesquisa I (Noturno) e Prática do Trabalho Docente III (Diurno) não estão lotadas. As demais, sim. A idéia do Professor Domingos é que primeiro se pense na lotação das obrigatórias, para depois se analisar o caso das optativas.
Há um projeto de criação de mais uma área: a de Metodologia. Isso ocorre, pois as áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia não deveriam responder pela Metodologia e acabam fazendo isso de forma ineficiente. Para se ter uma idéia da importância dessa área, oito cadeiras obrigatórias fariam parte dela! Hoje, contamos com: Epistemologia das Ciências Sociais, Metodologia da Pesquisa Aplicada às Ciências Sociais, Prática de Pesquisa I, Prática de Pesquisa II, Estágio de Pesquisa I, Estágio de Pesquisa II e a Monografia. Portanto, acredito ser de importância relevante esse projeto. Dentro disso, há uma proposta de alteração curricular, onde seria inserida a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Para dar lugar a essa cadeira, seria removida Teoria do Conhecimento II, que, de antemão, considera-se ser desnecessária, por ter o conteúdo contemplado em Epistemologia. Enfim, isso será endossado e discutido posteriormente.
Também foi garantido, após nosso questionamento, que, a partir do 5° semestre, os alunos do curso noturno que solicitarem disciplinas optativas terão direito a cursá-las à noite. Portanto, essa é uma garantia muito importante para os alunos da noite, onde não terão que se submeter a fazer disciplinas em outros horários, por déficit de oferta.
Ainda nesse leque de discussões sob optativas, ficou pensado que devem ser ofertadas três optativas de cada área por semestre, para não haver uma diluição, como nesse semestre corrente. Solicitei que essas disciplinas não fossem oferecidas pelo interesse do professor apenas, mas pela demanda dos estudantes. Então, já para esse semestre, tenho até sexta para entregar demandas dos estudantes. Portanto, se alguém tiver algum pedido, que o faça até essa sexta (08/10). Os dados do Leonardo ficaram expostos no flanelógrafo todo esse tempo e não houve nenhum pedido para o diurno, porém consegui essa prorrogação até amanhã. Qualquer coisa é só ligar para mim ou fazer o velho abaixo-assinado para pedir uma disciplina. Estes pedidos serão analisados pelos professores da área.
Outras coisas também foram “borrifadas”, como o sistema que substituirá o Módulo Acadêmico e que será muito mais bem feito, pois no ato da matrícula, o estudante terá, obrigatoriamente, acesso a informações como ementa, programa e bibliografia utilizada pelo professor, além dos horários e do nome do sujeito que ministrará a cadeira.
No final, levei uma proposta feita pelo Leonardo Vieira (6° semestre), que é de seguir os exemplos dos cursos de Medicina e de Biologia, onde eles realizam uma semana de recepção para os alunos calouros. Essa semana serviria para explicar a profissão, discutir o currículo, as dificuldades do curso, explanar sobre o Movimento Estudantil e as instituições de representação discente, além de oferecer palestras e minicursos, com temas que seriam pertinentes a todos como “Sociologia no Ensino Médio” ou “Educação Popular”. Enfim, há um leque de possibilidades.
A luta também passa pela reivindicação de que a Coordenação, como forma de incentivo, dê um crédito aos alunos que participarem. Para se ter uma idéia, ao participar da Feira das Profissões o sujeito ganha dois créditos, logo não seria inviável. Até agora já temos alguns impasses, pois os professores acreditam que não é possível fazer isso numa semana antes das aulas – pois não viria ninguém – e na primeira semana também seria inviável, pois não há como ceder cinco dias, mas apenas dois. Enfim, a discussão não cessará nesses impasses e isso ficou para ser discutido na próxima reunião. Ok? Ah! Um detalhe importante é que entrariam como apoiadores desse “evento”: o PET, a Coordenação, alunos independentes e que queiram contribuir e a gestão do Centro Acadêmico, caso ele seja reaberto (no sentido mais amplo da palavra).
Enfim, alguns temas foram tratados na reunião do Departamento que relato em outro momento. Espero que, caso alguém se interesse, tire dúvidas comigo acerca dessas pautas – de preferência por e-mail – ou então tragam as demandas das disciplinas até amanhã (sexta). Sei que o prazo é muito curto, mas foi o que me deram.
Grande abraço a tod@s!