quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Andado...

Quando ela vem
Traz-me o sossego
E vem chegando
Eu me contendo
Sentindo o cheiro
Estou refazendo
Pois está indo
Como quem deixa
Um grande rombo
No meu alento
A cada passo
Ao passo que se move
Nas tuas curvas
Só sei que posso
No vai e vem
Eternos como o barbudo supôs
Nascem rimas
Nascem brancas
Nascem gozos
Até filhos vem daí
Do andado da moça
Que só vai querendo voltar

Reunião da Coordenação 26/10/2010

Bom, pessoal nesse final de semestre temos algumas baixas importantes em nosso Departamento e que foram pautas fundamentais para essa reunião. A primeira delas é a do Professor Uribam, que, por questões de saúde, terá que se ausentar de suas atividades nesse ano. Para seu lugar, a Professora Danyelle Nillyn foi eleita pela Coordenação como nova coordenadora do curso noturno e coordenadora da área de Ciência Política, até o retorno do Professor. Quanto à disciplina que o Uribam dava, a área fará uma reunião para decidir que será seu substituto.
Outro problema de saúde aconteceu com a Professora Linda Gondim. Ela pediu uma licença, mas não se sabe ainda se retornará ou não nesse semestre. Portanto, antes de providenciar qualquer tipo de reposição, o Professor Domingos ficou de averiguar as condições dela. Todavia, já foram pensadas algumas soluções para o caso dela não voltar, como substituí-la pela Professora Geísa, mas em outro modelo de aula. Como a disciplina que a Professora Linda ofertava era uma Oficina de Monografias, então a Geísa iria fazer atendimentos individuais para os projetos até o fim do semestre.
Vale salientar também que não temos um Vice-Chefe de Departamento... Enfim, estamos numa zica só! Ah! Só pra explicar, quando falo em Coordenação, me refiro a: Representante Discente Diurno, Representante Discente Noturno, Coordenador da Ciência Política, Coordenador da Antropologia e Coordenador da Sociologia. Essa instância é quem delibera todos esses babados, para o Coordenador do Curso executar.
Alguns pontos foram pensados para discussão nas próximas reuniões:
1)O Professor Domingos está visualizando a possibilidade de se estender o mandato do Chefe e do Coordenador até junho ou então antecipar as eleições para novembro deste ano. A idéia é que os novos Chefe e Coordenador não peguem o “trem andando”, mas tenham uma maior noção da responsabilidade, com o semestre se iniciando e também não assumam muitos compromissos em paralelo;
2)A Professora Geísa pretende fazer em conjunto com os demais professores um programa de leitura mínima para a graduação. É como listar as obras que todos os alunos devem – ou deveriam – ler até se formar. Em suma, seria repensar uma forma de Planejamento em comum, onde os professores teriam dimensão do que os outros estão “passando” em sala de aula e também garantir que os programas sejam cumpridos;
3)O Professor Domingos reforçou a necessidade de se discutir a criação da Área de Metodologia. Também foi falado que há uma necessidade de se criar um grupo que se responsabilize pela Licenciatura, além de se abrir um concurso para que um novo professor entre para se responsabilizar pelas disciplinas dessa modalidade. Afinal de contas, a Licenciatura é um problema de “todos”, mas que ninguém quer se responsabilizar de fato;
4)A Professora Isabelle Braz falou da necessidade de se acompanhar o Projeto Pedagógico, para saber se ela está, de fato, funcionando... é válido. O que se verifica é que muito dos emperramentos, passam pela questão do PPP;
5)O Chico (Representante Noturno) trouxe uma questão dos alunos da noite, que questionam sobre o problema da disciplina de Metodologia ser aplicada apenas no quarto semestre, não no primeiro. Segundo Chico, os alunos reclamam que não “sabem” elaborar os trabalhos conforme, por exemplo, o padrão da ABNT. O grande problema é que mesmo se a disciplina fosse antecipada para o primeiro semestre não resolveria essa questão, pois essa é “Metodologia da Pesquisa Aplicada às Ciências Sociais”. O que resolveria, de fato, essa questão seria a criação da disciplina de “Metodologia do Trabalho Científico”, que na UECE, por exemplo, é oferecida no primeiro semestre e resolveria o déficit apontado pelos estudantes;
6)Levei duas propostas para inscrição de ponto de pauta a ser discutido na próxima reunião. A primeira é a da autorização de uma disciplina a ser ofertada nas férias. Já conversei com o Professor Leonardo Sá, que está disposto a oferecer isso aos estudantes. A idéia é que o CABN faça um mapeamento das necessidades dos alunos, para, dessa forma, escolhermos a temática da disciplina.
7)A segunda proposta também é apontada pela nova gestão do Centro Acadêmico Batista Neto, que faria uma Semana de Recepção para os alunos de Ciências Sociais em 2011.1. A idéia é discutir o PPP do Curso, apresentá-lo devidamente aos estudantes, além de oferecer outras palestras, mini-cursos, GD’s temáticos (Movimento Estudantil, Sociologia no Ensino Médio, Bolinhas de Papel, etc.), um trote solidário e o encerramento com uma Calourada supimpa. Como incentivo a participação de todos, não apenas dos calouros, a Coordenação entraria com o bônus de 2 créditos para quem participasse das atividades ou com horas para atividades complementares (isso ainda vai ser estudado). Enfim, a Gestão Terral irá formular um projeto e entregar ao Professor Domingos logo após esse feriadão. Lembrando que a Coordenação tenta negociar para que essa semana não seja na recepção, mas uma Semana de Ciências Sociais, que abarcaria uma quantidade maior de alunos e garantir uma melhor organização. Há de se pensar até lá.

Bom, é isso... preciso cuidar da vida... há muito o que se fazer. Agradeço a quem desperdiça o tempo lendo isso tudo, pois, afinal de contas, são apenas notícias sobre nossas vidas. A Xuxa tá namorando... A Ana Maria tá separando... o Romeu Tuma tá papocando... o Justin Bieber tá pirando... até mesmo o velho Ceará tá ganhando... não há como se preocupar com o nosso Departamento, que apenas está andando.

p.s. A nota mais tensa dessa reunião é que eu declaro que o Movimento Estudantil está de parabéns por sua organização – ao menos nos espaços que participo – e no respeito as falas dos companheiros. Vou contar pra vocês, nas reuniões de Coordenação nada disso acontece. Um interrompe a fala do outro. Passo dez minutos com o dedo levantado e todo mundo se atropelando. Parece um debate de Caterpillers... Enfim... Falei isso pra eles... Mas na próxima, vou sugerir inscrições e tempo pra cada um. É meu amigo, hoje em dia não há mais pedestal pra conhecimento.
Há braços!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O sustento do intento

O cuzcuz queimando

Arroz já sapecado

Ovo cozido contentando

A boca do proletariado



O sal é o sabor

O suco é que desce

E o que sustenta o motor

É a perna que ainda obedece



O calo na mão

Dá suporte pra colher

Pela boca em oração

Vai rezando por mais fé



A síntese da refeição

Traz a boia da sustança

Não há mundo do trabalho

Há um mundo de esperança



No cabo da enxada

Na frente do computador

A luta está travada

No peito de quem trabalhou



O dinheiro se move

Em passos na contramão

A Revolução se insurge

Nos traços da contradição



O espírito que me cerca

É do velho abolicionista

O "movimentar" me agita

Em rumo ao novo "ponto de vista"



Daqui eu vejo

O pé imundo do burguês

Que um dia será descalço

E perderá a sua vez



Os calos dos que o sustentam

Serão pés emancipadores

Conhecerão a real liberdade

Pela força de todos os trabalhadores

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reunião de Departamento – 05/10/2010 – 15h30 – Sala 02 das Ciências Sociais/UFC

E aí, pessoal, lá vou eu aqui no meio da noite pra fazer mais uma relatoria. O mais complicado é que muita coisa daqui, se repete na reunião da coordenação, mas pra evitar a “burrice” minha, não vou escrever novamente, claro! Isso é o mais complicado, agora o mais gozado é que fui delegado como relator oficial da reunião, já que a secretária (que saiu aplaudida da reunião anterior e outro dia eu conto os motivos) não pôde fazer a relatoria... rsrsrsrsrs... quando virem a relatoria vão perceber que estou mais pra delator, que pra relator.
A primeira pauta da reunião foi sobre a solicitação do CH para a indicação de membros do Departamento de Ciências Sociais para compor a comissão de organização da VIII Semana de Humanidades. A proposta é de que haja dois professores e dois alunos (sendo um da pós-graduação e um da graduação). Os professores que se voluntariaram foram a Geísa Mattos e Danielle Nylin. Já os alunos, estou aguardando voluntários, ok? Portanto, se alguém se interessar, por gentileza, me procure para eu efetuar a indicação à chefia.
A segunda pauta tratou de pensar num calendário para os concursos para novos professores e na formação das bancas examinadoras. Serão dois concursos: um para Antropologia e outro para Ciência Política. Na Antropologia, a banca será composta (ou assim ficou apontada) por: Simone Simões (Presidente da banca), Lina – foi isso que entendi - (Professora Visitante) e Alexandre Flemming; Ismael Pordeus (Suplente), Jânia (Secretária) e Isabelle (Segunda suplente), ainda não há suplente visitante. Na Ciência Política: Jadawt (Presidente da banca), Ernane Rodrigues de Carvalho Neto (Professor visitante da UFPE) e Valmir Lopes; Uribam Xavier (Secretário), Horácio Frota (Suplente visitante) e Rejane Vasconcelos (Suplente)
As datas para o concurso de Ciência Política serão entre os dias 06 e 10 de dezembro. Já em Antropologia, talvez no final de novembro. O grande lance dessa pauta foi exposto pelo Professor Estevão, que disse ser necessário fazer esses concursos ainda nesse ano e já tentar nomear os aprovados em 2010 também, pois não se sabe como vai ser o próximo Governo. Acrescentou que independente do que seja, é um risco. Um terrorismo válido! Valeu, Estevão!
A terceira e a quarta pautas foram para aprovar dois projetos de pesquisa. O primeiro, do Professor Cléber, trata das “Curas indígenas no Ceará” o segundo é “A Equipe interinstitucional de abordagem de rua: quem são os educadores de rua?” do Professor Domingos Abreu. Enfim, duas pautas que são importantes para todo o Departamento e que nem precisa o Chefe de Departamento olhar se alguém não permaneceu como estava para aprovar.
A quinta pauta já foi bem disposta na relatoria da reunião da coordenação, que trata sobre a oferta para 2011.1. Todavia, existem alguns itens a se acrescentar. O primeiro deles é a idéia de que as disciplinas de Prática de Pesquisa devem ser dadas por quatro professores, ao invés de dois. Seria assim: a turma de cinqüenta alunos, seria dividida em duas turmas de vinte e cinco, sob os cuidados de uma dupla de professores para cada uma delas. Entenderam? Essa tendência será bem provável de ser executada já para o próximo semestre e avalio como positiva.
Agora, nesse ponto alguns problemas foram trazidos e que merecem ser colocados aqui. O primeiro é a quantidade professores que estarão se afastando, por algum tempo, em breve. Por exemplo: Rejane Vasconcelos, Peregrina Capelo, Léa Carvalho, Neyara, Auxiliadora, Linda Gondim, etc. Todos esses devem se afastar por tempo e motivos diferentes, uns por licença, outros para pós-doutorado, enfim... Vai ser complicado.
Outro problema sério é a questão dos contratos dos professores substitutos que, segundo o Chefe de Departamento Cristian Paiva, dificilmente serão renovados. A grande dificuldade é que o Departamento de Ciências Sociais oferta 14 disciplinas de “Introdução à Sociologia” para diversos cursos da UFC. Essas cadeiras eram dadas, via de regra, pelos substitutos. E agora, José? Os professor efetivos irão fazer rodízio para atender a essas demandas? Ou será preciso repensar a solicitação para abertura de concursos, de forma que se voltem um pouco mais a essa demanda, ao invés de buscar a equidade para abertura de vagas nas áreas? Enfim, um detalhe embaraçoso é que essas disciplinas são ofertadas nos horários que os departamentos solicitantes escolhem e em seus locais de origem, o que complica mais ainda o quadro. Ficou de se pensar isso em outra ocasião, pois o horário já estava demasiadamente estendido.
Por incrível que pareça, agora vieram os informes (rsrsrsrsrs). A Chefia pronunciou-se justificando sobre o atraso nas obras do Auditório Luiz de Gonzaga. Acreditem, a situação é bem mais complicada do que se pensa. O andamento das obras anda bem, já estão terminando o piso, as paredes, o teto, os equipamentos de som e de recursos audiovisuais, etc. Então, qual o problema? As cadeiras! As malditas cadeiras! O Professor Cristian disse que o processo de compras das cadeiras já estava até arquivado. A questão é que abriram três licitações para a compra dessas benditas, mas nenhuma empresa ofereceu algo da forma como o projeto solicitou, ou seja, com o padrão de qualidade desejado.
Isso é bastante complicado, pois o Departamento tem o interesse em receber dois eventos internacionais já para o mês de novembro (um da Professora Isabelle Braz e outro do LEV, com apoio da CLACSO e de um monte de gente de know-how) e a situação anda bastante complicada. Obviamente, e deixo isso bem claro, que isso não depende de uma maior atuação ou empenho por parte do Cristian, mas faz parte de uma burocracia lazarenta e desorganizada por parte de membros da Administração da UFC. Inclusive, eles ficaram de vir dar justificativas aos membros do Departamento nessa reunião e sequer apareceram: descaso! Então, ficou pensando em mobilizar a todos para tentar pressionar a reitoria, inclusive, se necessário, a pressão dos estudantes.
Outro informe da Chefia foi sobre a mudança para o novo prédio. A situação também está bastante empalhada. Não há garantias financeiras, pois sequer houve um projeto firmado com o arquiteto indicado pela UFC. Portanto, será algo bastante demorado, o que causa certo dissabor em todo esse processo, pois nós permanecemos num prédio debilitado, enquanto a maioria dos cursos do CH estão se reestruturando.
Vendo esse cenário, o Professor Jadawt até tentou sensibilizar os colegas para fazer greve! Porém, após essa efervescência, ficou combinado que deveria haver uma remobilização da comissão que havia, não sei por que cargas d’água, sido dissolvida para tentar dialogar com o Rei-tor e obter garantias “reais” de que isso não passa do velho “truque da galinha morta”.
Também ficou estipulado que a partir do dia 14 de outubro só terão acesso ao estacionamento do Departamento aqueles que tiverem os adesivos novos em seus automóveis, inclusive fuscas, distribuídos para professores e demais funcionários do prédio (Correios, Farmácia, etc.). Bem... é... que bom.
Também se falou sobre o rato que roeu a fibra ótica do Departamento, o que nos deixou sem internet por alguns dias, mas que os cabos já foram trocados. O problema é que os ratos não foram capturados. Pensei em sugerir uma CPI, mas fiquei na minha (não sei o motivo).
Seguindo os informes, o Professor Jakson anunciou que houve uma proposta por parte da SEDUC para que ele organizasse alguns dados sobre educação. Esse trabalho seria realizado por três meses (outubro, novembro e dezembro). Jakson receberia uma Bolsa de Extensão Tecnológica, no valor de R$4.500 por mês. O Departamento aprovou o projeto, mas o Professor ficou de verificar se haveria alguma cláusula que impedisse o exercício dessa atividade, pois o mesmo é DE (Dedicação Exclusiva) da UFC (Universidade... Ah, vá!).
Por fim, foi falado pela estudante Suellen, que nos dias 09, 10, 11 e 12 de novembro acontecerá o I Encontro de Ciência Política do Estado do Ceará. Este evento será organizado pelos próprios alunos, pelo que vi a Suellen e o Glayton dentre eles, e contará com o apoio do Professor Uribam Xaviar. Suellen comentou sobre a possibilidade de participação do que ela chamou de professores renomados nacionalmente. Ok!
Eu falei “por fim”? Não, agora sim, por fim, o representante discente Raoni Marques trouxe algumas das dificuldades dos estudantes para a reunião. A primeira delas é a questão dos banheiros estarem fechados em algum momento, o que, segundo Raoni, causa certo constrangimento para os alunos. Cristian afirma que os banheiros devem estar fechados, quando não estiver havendo aula, pois houve alguns problemas com vandalismos, como roubo de torneiras e até artes quase que escatológicas. Ou seja, por questões de segurança, o portão lateral tem que estar fechado e o banheiro só será aberto em horário de aula. Raoni também tentou falar sobre o bebedouro que há dias não funciona, mas a reunião foi implodida pelo cansaço e isso acabou ficando para ser conversado pessoalmente com o Chefe de Deparmento em outra ocasião.
Bom, é isso. Agora, o que vai ser implodido será essa relatoria... sem mais reflexões... aguardando o contato de quem desejar se pronunciar.
Grande abraço a tod@s! E sinto-me satisfeito pelo dever cumprido, na medida do possível. À disposição!

Reunião da Coordenação – 05/10/2010 – 14h – Sala 02 das Ciências Sociais/UFC

Bem, começou falando-se sobre a oferta de disciplinas para 2011.1. De todas as disciplinas obrigatórias, apenas Prática de Pesquisa I (Noturno) e Prática do Trabalho Docente III (Diurno) não estão lotadas. As demais, sim. A idéia do Professor Domingos é que primeiro se pense na lotação das obrigatórias, para depois se analisar o caso das optativas.
Há um projeto de criação de mais uma área: a de Metodologia. Isso ocorre, pois as áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia não deveriam responder pela Metodologia e acabam fazendo isso de forma ineficiente. Para se ter uma idéia da importância dessa área, oito cadeiras obrigatórias fariam parte dela! Hoje, contamos com: Epistemologia das Ciências Sociais, Metodologia da Pesquisa Aplicada às Ciências Sociais, Prática de Pesquisa I, Prática de Pesquisa II, Estágio de Pesquisa I, Estágio de Pesquisa II e a Monografia. Portanto, acredito ser de importância relevante esse projeto. Dentro disso, há uma proposta de alteração curricular, onde seria inserida a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Para dar lugar a essa cadeira, seria removida Teoria do Conhecimento II, que, de antemão, considera-se ser desnecessária, por ter o conteúdo contemplado em Epistemologia. Enfim, isso será endossado e discutido posteriormente.
Também foi garantido, após nosso questionamento, que, a partir do 5° semestre, os alunos do curso noturno que solicitarem disciplinas optativas terão direito a cursá-las à noite. Portanto, essa é uma garantia muito importante para os alunos da noite, onde não terão que se submeter a fazer disciplinas em outros horários, por déficit de oferta.
Ainda nesse leque de discussões sob optativas, ficou pensado que devem ser ofertadas três optativas de cada área por semestre, para não haver uma diluição, como nesse semestre corrente. Solicitei que essas disciplinas não fossem oferecidas pelo interesse do professor apenas, mas pela demanda dos estudantes. Então, já para esse semestre, tenho até sexta para entregar demandas dos estudantes. Portanto, se alguém tiver algum pedido, que o faça até essa sexta (08/10). Os dados do Leonardo ficaram expostos no flanelógrafo todo esse tempo e não houve nenhum pedido para o diurno, porém consegui essa prorrogação até amanhã. Qualquer coisa é só ligar para mim ou fazer o velho abaixo-assinado para pedir uma disciplina. Estes pedidos serão analisados pelos professores da área.
Outras coisas também foram “borrifadas”, como o sistema que substituirá o Módulo Acadêmico e que será muito mais bem feito, pois no ato da matrícula, o estudante terá, obrigatoriamente, acesso a informações como ementa, programa e bibliografia utilizada pelo professor, além dos horários e do nome do sujeito que ministrará a cadeira.
No final, levei uma proposta feita pelo Leonardo Vieira (6° semestre), que é de seguir os exemplos dos cursos de Medicina e de Biologia, onde eles realizam uma semana de recepção para os alunos calouros. Essa semana serviria para explicar a profissão, discutir o currículo, as dificuldades do curso, explanar sobre o Movimento Estudantil e as instituições de representação discente, além de oferecer palestras e minicursos, com temas que seriam pertinentes a todos como “Sociologia no Ensino Médio” ou “Educação Popular”. Enfim, há um leque de possibilidades.
A luta também passa pela reivindicação de que a Coordenação, como forma de incentivo, dê um crédito aos alunos que participarem. Para se ter uma idéia, ao participar da Feira das Profissões o sujeito ganha dois créditos, logo não seria inviável. Até agora já temos alguns impasses, pois os professores acreditam que não é possível fazer isso numa semana antes das aulas – pois não viria ninguém – e na primeira semana também seria inviável, pois não há como ceder cinco dias, mas apenas dois. Enfim, a discussão não cessará nesses impasses e isso ficou para ser discutido na próxima reunião. Ok? Ah! Um detalhe importante é que entrariam como apoiadores desse “evento”: o PET, a Coordenação, alunos independentes e que queiram contribuir e a gestão do Centro Acadêmico, caso ele seja reaberto (no sentido mais amplo da palavra).
Enfim, alguns temas foram tratados na reunião do Departamento que relato em outro momento. Espero que, caso alguém se interesse, tire dúvidas comigo acerca dessas pautas – de preferência por e-mail – ou então tragam as demandas das disciplinas até amanhã (sexta). Sei que o prazo é muito curto, mas foi o que me deram.
Grande abraço a tod@s!