segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Insônia a finco...

Às vezes falta-me no excesso
No escuro de tanta luz
Da sede nos goles de água
Ou no calor do vento da serra
É tanto cheiro de mentira
Cheiro de ira
Cheiro de sem ti
Sem som, sem ser
Nunca foi
E quem disse que seria?
Meu corpo é teimoso como o cão
É sem dono, como eu
É sem tempo, como tudo
E no toque das tintas
E nas cores da noite
Só rezo pra vocês serem a verdade
Eu?
Quero dormir...
Apaguem...
As luzes...
Se amem...
Lá fora...

domingo, 15 de agosto de 2010

A reforma...

Sabe de uma coisa?
Às vezes é preciso reformar
Antes mesmo da revolução

Tem-se que rebocar o inverno
Caiar as amizades
Passar verniz em tudo que se fez velho
E altear o que se rebaixou à toa

Sabe de uma coisa?
Às vezes é preciso reformar
Antes mesmo da revolução

Procurar as peças nunca perdidas
Jogar baldes de tinta no acordar
Demolir os medos e os "não posso"
Frustrar as frustrações que consumi

Sabe de uma coisa?
Às vezes é preciso reformar
Antes mesmo da revolução

E no dia que reerguer sua casa
Recuperar o sensível no azulejo
Botar a mesa pronta novamente
Ao passo que as visitas voltem pra me ver

Sabe de uma coisa?
Às vezes é preciso reformar
Antes mesmo da revolução

Mesmo que no café
O garçom seja o diabo
E de dentro do sapato
Ele distribua o pão

p.s. Essa vai especialmente aos meus grandes novos e velhos amigos: Rafinha, Tiago e Madjer. Eles, mesmo sem saber disso, me ensinaram a reformar minhas próprias revoluções.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Inspiração mórbida...

O espaço e o tempo se gaseificaram
Nem líquidos ousam mais
Como já me avisaram
E ri
Agora choro
Sem crer que seria tão rápido
E o maldito cheiro de saudade
Adentra ao recinto do meu olfato
Como um estuprador de sentidos
Se misturando com o já ousado
E atrevido “seu cheiro”
Que ainda impregna em meus lençóis
Fui tonto o bastante em achar que era pra sempre
Estou estúpido demais pensando que a dor também
Só sei que a criação voltou em minha mente
No entanto, fugindo de tudo que é um bem
O meu hoje perdeu o amanhã
E o depois perdeu todos os demais
Não tem daqui a pouco
Não tem mais tarde
Tampouco até breve
O momento é esperar parar
Que pare o bater do meu pensar
Que o pensamento pare de bater em mim
Que eu pare de bater por ti
Para que a vida já não bata mais em nada

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Reunião da Coordenação - 04/08/2010

Olá! Voltando, agora como Representante Discente da Coordenação - ô vantagem - rsrsrs; A minha primeira reunião com os membros da Coordenação ocorreu ontem (04/08) às 15h. Estavam presentes, além de mim (óbvio), o Chico (representante do curso noturno), o Professor Uribam Xavier (Coordenador da Área de Ciência Política), o Professor Alexandre Fleming (Coordenador da Área de Antropologia) e o Professor Domingos Abreu (Coordenador da Área de Sociologia).
O motivo da reunião foi: troca na Coordenação do curso diurno. O Professor Fleming renunciou ao cargo de coordenador após um ano e meio de gestão, ou seja, ainda faltavam seis meses pela frente. O Professor afirmou que estava muito sobrecarregado de atividades, o que lhe desgastava, porém ele não deixará o cargo de Coordenador da Área de Antropologia. Para seu lugar, o Professor Domingos Abreu foi indicado. Para que essa indicação fosse validada, os presentes à reunião votaram seu nome. O Professor Domingos foi eleito em unanimidade entre os presentes. O novo coordenador do Diurno deverá deixar o cargo atual de Vice-Chefe de Departamento, cargo este que ficará temporariamente ocioso, provavelmente sendo substituído pelo professor decano.
Cabe criticar aqui, no sentido de incentivar questionamentos, o modelo democrático de participação dos alunos nesses momentos. Tanto eu como o Chico podemos votar, mas não podemos ser votados. Outro fato, a reunião nos foi comunicada no dia 03/08, mais conhecido como terça e para os íntimos é chamada por “dia anterior”. Portanto, isso dificultou qualquer tipo de diálogo nosso – acredito falar também pelo Chico – com os demais estudantes.
O Professor Domingos afixará seu calendário de atendimento logo em breve na porta da sala da Coordenação. Também ficou acertado que em todas as terças-feiras que antecedem a terça-feira da Reunião de Departamento acontecerão as reuniões com os membros da coordenação. Acredito que esse calendário pré-estabelecido facilitará a integração dos representantes discentes com os estudantes, a fim de transmitir as necessidades dos estudantes, no tocante aos interesses envoltos na alçada da Coordenação do Curso.
Outra coisa importante e que preciso da ajuda de todos. Terça-feira que vem (10/08), nós membros da Coordenação nos reuniremos novamente para discutir a questão das vagas para o Curso de Ciências Sociais para 2011. O fato é que, por conta da novidade no exame de seleção para ingresso, torna-se obrigatório especificar se as vagas são para Licenciatura ou Bacharelado. Detalhe: o MEC exige que no mínimo 50% das vagas sejam obrigatoriamente para licenciatura. Portanto, o papel da gente na terça vai ser decidir se vamos colocar mais que isso ou não, entendem? Fica o questionamento se o nosso Departamento terá estrutura para capacitar 50% dos novos alunos no modo da Licenciatura. VAMOS DISCUTIR?!?!?!?
Espero opiniões de vocês pelo Orkut mesmo, pois não vou ter como me reunir com todos até terça (em cima da hora, né?). Também não tenho como ficar aqui no Orkut vendo os resultados, então segunda-feira eu me comprometo em vir ler tudo o que foi escrito por aqueles que quiseram comentar... Lógico, até porque os que não quiseram, não comentarão... Correto? Jóia!
É isso... depois eu fiz lá mesmo uma ata... ATA, com letras grandes e chatas, sem crítica... Enfim, algo bem oficial. Todos nós assinamos e eu tive que sair correndo com um cigarro na mão, porque minha aula já havia começado.

Grandes abraços em todos, meus queridos... espero que algo bom nasça daqui pra frente!